Assembleia de Fundação

Após mais de dez anos de desenvolvimento da ideia de uma entidade técnico científica, concebida como Conselho Federal de Marinha Mercante, mas que não foi possível por questões legais, assunto que foi esgotado pelos que conceberam a ideia junto às autoridades, sempre em parceria com a Marinha do Brasil, respeitando esta quase bicentenária instituição, a Sociedade brasileira de Marinha Mercante – SOBRAMAM – foi fundada em agosto de 2017 quando, na sede do SINDARIO (Sindicato das Agências de Navegação Marítima e Atividades Afins do Estado do Rio de Janeiro), trinta e quatro profissionais de Marinha Mercante se reuniram para dar este importante passo na valorização das profissões ligadas ao mar.

Dentre os diversos setores importantes da Comunidade Marítima presentes na Assembleia de Fundação, destacamos a presença de representantes da Associação de Oficiais de Máquinas da Marinha Mercante, Sindmestres, SindaRio, SOAMAR, Píer Mauá e Centro de Capitães da Marinha Mercante e agradecemos a manifestação de apoio recebida da Praticagem do Rio.

Nas palavras da primeira Presidente da SOBRAMAM, a Oficial de Náutica Cinthya Lopes, ficou claro o objetivo da entidade:

“Está constituída por tempo indeterminado a Sociedade Brasileira de Marinha Mercante – SOBRAMAM. O dia 04 de agosto de 2017 entrará para a história como o dia em que foi fundada a Sociedade que nasce com o objetivo de fomentar a qualificação técnica e científica da Marinha Mercante Brasileira, zelando pela ética e eficiência.

A SOBRAMAM exercerá atividades de cunho técnico, abarcando todos os departamentos que compõem a Marinha Mercante: embarcações, portos, organizações e tripulações. O Brasil é riquíssimo em águas e produtos que propiciam a dinâmica mercante. Por essas razões consideramos salutar que nossos conhecimentos estejam em acordo com todas as possibilidades que este país oferece. A SOBRAMAM vem para realizar e estimular o desenvolvimento de material técnico e científico para referência entre as mais diversas atividades mercantes executadas em águas brasileiras.”

Interessado em contribuir com a SOBRAMAM?

Clique aqui e inicie o seu processo de filiação.